sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Chiaroscuro

Antes que Você Pense Outra Coisa
Ela experimenta mas ainda é a PITTY.


*******************************************************************************

Hoje, a Pitty é quem melhor representa a mulher no rock nacional. Fato. E ela acaba de lançar o tão esperado disco "Chiaroscuro" que, como ela mesma explicou diversas vezes, traz no título o contraste "claro-escuro". Assim, o álbum segue esta linha, contrastando cores, sentimentos... Até que um outro contraste me chamou mais a atenção, no single 'Me Adora'. Uma faixa tão bem produzida quanto o restante do disco, bem ensaiada, com um clipe bonitinho na TV e um refrão bizarro. "Você me adora, me acha foda". Essa rima me dá a sensação de que faltaram palavras na hora de compor, mas não tira da roqueira os créditos do sucesso que vem fazendo desde o dia em que foi ouvida pelos fãs. Já a primeira faixa de "Chiaroscuro", '8 ou 80', traz um refrão bem mais interessante, principalmente quando diz "me dou bem com os inocentes, mas com os culpados me divirto mais".
Foram 4 anos de espera pelas inéditas, lembrando que o último CD de Pitty havia sido "Anacrônico", com hits como a romântica 'Na sua estante'. Agora, em "Chiaroscuro", também não falta romance, mas com um pouco mais de guitarra do que o single anterior. Ela chega também um pouco mais dramática, assim como pede um bom tango, referência clara na música 'Água Contida'. A composição teve inspiração numa ária de Carmen, percebida principalmente num pequeno trecho a exato 1'23'' da faixa, e participação de Hique Gomez, do grupo Tangos e Tragédias.

É em 'Só Agora' que Pitty volta a adocicar o trabalho, seguindo com 'Fracasso', que traz mais peso para o disco (exceto no refrão). Particularmente, gostei de 'Descontruindo Amélia', não apenas pela letra anti-conto-de-fadas, mas também pela batida com um quê de soul, mas nem tanto. 'Rato na Roda' traz de volta um agudo ou outro, daqueles que Pitty faz no fim do verso, sabe? Mas nada exagerado. Os efeitos agregados também são bem presentes.
'Trapézio' é aquela música que você fala "que bonitinha". E é, se não fosse pelo assunto: a ressaca moral depois de umas tequilas. Faixa divertida, com certeza NÃO seria uma daquelas que você pula quando ouve um disco inteiro. Mas, é seguida por 'A Sombra' que, como diz o próprio nome, é um pouco mais sóbria e melancólica, mostrando que o álbum realmente segue a linha do contraste, de faixa para faixa. 'Todos estão mudos', música disponibilizada recentemente para audição no site da cantora, encerra o disco com uma mensagem de coragem para correr atrás do que se quer.
Ah! Quem quiser fotos da roqueira no encarte vai encontrar apenas uma com ela sentada de costas, bem no centro do livreto... Ou ainda, na contracapa do disco, encostada na parede com o resto da banda.
Por Carol Tavares

Um comentário:

  1. Olá Anderson. Acabei de me tornar mais uma seguidora do seu blog. Eu simplesmente o adorei. Espero poder-mos trocar algumas ideias em breve. E quanto ao texto mesmo não sendo de tua autoria é perfeito. Fala da Pitty velho já diz muita coisa e tudo é apenas mais um complemento. Assim que puder dá uma olhadinha no meu Blog e se gostar comenta... Estou apenas no começo, perdida, confesso, porém feliz e confiante. Até mais. (:

    ResponderExcluir